
--- As mulher de hoje não presta! Vi o compadre todo triste e cheio de pinga no bar... Mas compadre... Vai dar essa satisfação pra vagabunda? Ela vai te ver nessa situação por causa dela? Ah! Mas foi Jesus que me mandou falar com o compadre! Ai...Jesus! Como você é lindo!
A velha olha embevecida para o céu através da janela embaçada do ônibus, como uma apaixonada não declarada, espiando o homem amado da esquina. Eu apenas ouço, também agradeço a Jesus ou apenas à coincidência de me fazer trombar com essa velha, depois de reclamar comigo mesmo por querer escrever, mas não ter a porra de ideia nenhuma. O rostinho chupado como uva passa de repente perde aquela luz que só as beatas senis apresentam e se converte numa carranca raivosa:
--- Aquela filha da puta! Fez macumba pro meu filhinho!! Meu filhinho que fazia a escola dominical...Ia acabar sendo pastor... Mas aquela baiana tinha que aparecer... Por que homem é bom... Homem é bom!! A mulher engana e o homem ainda gosta dela?! É macumba!! É macumba!! No meu tempo não se andava com as coxas de fora!E nem de calça comprida!! Hoje... Elas andam mostrando tudo!! E andam na frente, com cigarro na boca e o coitado do homem vem atrás, segurando as crianças!! No meu tempo, mulher não mandava em homem!! Meu filho tinha medo de falar comigo na frente dela...Não... Mas agora ele me chamou de canto e ela ficou lá, toda arreganhada em cima da cama com cara de cachorro bravo... Desgraçada!! Mulher boa foi minha mãezinha...Tinha uma máquina Singer..Assim..Desse tamainho...A gente morava na fazenda... Ela passava o dia todo costurando... As roupas dos filhos... De papai e dos empregados... Tava sempre asseada pra quando papai chegava... Nunca vi mamãe brigar com papai... Ai, mãezinha...Teve dezessete filhos... Eu aprendi ser como mamãe...Sempre toda bonitinha...Esperando meu portuguesinho chegar do trabalho... Mas hoje... Elas vão dando pra todo mundo!! E marido só é bom pra dar dinheiro!! Não!! Não pode fazer isso com os homens!! Homem é tão bom...Homem é tão bom...Tudo como a gente deve fazer tá na bíblia! Eu falo lá na igreja! Mas eles acham que eu sou chata!! Irmão! Só sei de mim!! Mas você põe na prática os aprendimento que tá nesse livrinho de capa preta? Tá tudo lá! Os proceder e as torturação do inferno!! Tudo lá...Tudo lá...Ai, mãezinha...
E a carranca se desmancha, o rosto seco cai sob a pasta disforme que um dia foram os seios, e o discurso inflamado dá lugar a um murmurio sem sentido. E mesmo toda aquela lenga-lenga anterior fizera algum sentido? Talvez para ela. Penso que cada um deva procurar seu próprio sentido nas coisas da vida. E quem sabe, o veneno cotidiano de repente não desça pela garganta como um bom suco de uva.
Olho para fora, e leio numa placa o que deveria ser: "Bolos caseiros", mas preferi enxergar: "Belos traseiros". De repente, o murmurio da velha aumenta:
---- Hmmmmmmmmmmm....Quem come a minha carne e bebe meu sangue...mmmmmm...Terá vida eterna....
Meus olhos ainda estão procurando a verdade lá fora...Na falta de vinho, abro a quarta latinha e arroto satisfeito pensando no meu sentido das coisas. Pensando que é bem melhor assim.
Sniff...Minha mão tá cheirando à bunda...
Um comentário:
da hora Andrezão!
abraço.
Postar um comentário