quarta-feira, 27 de março de 2013

A Máscara do Palhaço


"Palhaço Pirulito é preso ao tentar abusar de menino de 11 anos". Parei pra ler essa curiosa manchete no jornal pendurado na banca, ilustrada com a foto de um simpático palhaço fazendo "jóinha" com a mão.
 Minha mente retorna à muito tempo atrás. Um barulho ensurdecedor. O chão treme a cada passo do gigante. Ele tem cabelos coloridos e um nariz vermelho. Sacode ameaçadoramente uma enorme jarra de leite. Eu me encolho de encontro à parede. Sou aquele menino timido, que fica sempre escondido. Eu tenho medo do palhaço Tic-Tac. É a excursão da escola ao programa "Ra-Tim-Bum". Tic-Tac não é engraçado. Aliás, palhaço algum jamais me pareceu engraçado. Sempre houve algo de bizarro...Algo de terrivel sempre se escondeu por detrás das roupas espalhafatosas e a cara branca. Bozo bebia e cheirava cocaína.
 Coulrofobia é o medo de palhaço. Stephen King criou "It"(A Coisa) em que um palhaço mudava de forma, de acordo com o medo da pessoa. E agora, depois de velho, o poeta mudou de forma, e se transfomou em um palhaço para a performance do poema "O Artista". Pois o poeta sabe o que se esconde atrás da máscara, ele encara o rosto cansado e sombrio no espelho, todas as manhãs, ele sabe que a máscara não soará falsa, exatamente porque não é verdadeira. A máscara do palhaço é a obra no viaduto que possibilitará o tráfego dos automóveis com seus seguros caros, levando o homem de bem da classe média-alta ao seu lar, em segurança, enquanto lá embaixo, em meio aos detritos a face real e encardida da sociedade se alimenta do delírio causado pelo crack, definhando...Definhando... E o homem de bem ri, entretido com as séries e comédias e novelas...Ri ...Pois seu rosto é a máscara colorida e falsa que cobre o rosto cadavérico e canceroso nesse reality-show em que todos sabem o sentido da piada. Aquela velha piada de mau gosto. Apenas maquiada.

Nenhum comentário: